top of page

PALESTRANTES

Jorge Augusto

Soteropolitano, do bairro da liberdade. Docente na Uesb e no Instituto Federal Baiano. Doutor em Literatura e Cultura, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB; Compõe a coordenação do grupo de pesquisa Rasura-UFBA e PERIFA/ IFBaiano, no qual coordena o NEABI/ITB. Publicou como organizador, entre outros, o livro "Contemporaneidades periféricas".

Daniela Galdino

Baiana, Poeta e Performer. Em 2022 participou do Projeto Arte da Palavra – Rede SESC de Leituras, circulando pela Bahia com a performance Céu em Si. Atuou no curta Astrogildo e a Astronave (2016) e em episódios da websérie Vide_o_Verso (2017). Em 2020 idealizou o projeto Sete Freguesias, atuando e produzindo episódios com diálogos entre música e poesia. Autora, publicou Espaço Visceral (2018), Inúmera/Innumerous (2017), Inúmera (2011) e Vinte poemas caleiDORcópicos (2005). Participa de antologias literárias com circulação nacional e internacional. Em 2014 idealizou o circuito editorial Profundanças, destinado ao mapeamento e publicação de escritoras em sua maioria inéditas e nordestinas. Em 2013 realizou a circulação literária na Alemanha por ocasião da homenagem ao Brasil na Feira do Livro de Frankfurt.

Reginaldo Carvalho

 Doutor em Teatro pela UFBA em cotutela com a Universidade Paris X. Foi curador do I Festival de Circo Negro do Brasil.  É autor do livro Dionísio pelos Trilhos do Trem - Circo e Teatro no Sertão do Brasil. É professor Adjunto da UNEB, atuando na Licenciatura em Teatro do Campus VII.

Maria Lúcia Porto S. Nogueira

Professora Adjunta do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Aposentada como professora de História do Ensino Fundamental e Médio. Coordenadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa História da Mulheres, Gênero e Literaturas (CNPq). Pesquisadora do Grupo de Estudos  Ensino, Discurso e Sociedade (DisSE/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem (GPCSL/CNPq). Editora da Revista Cenas Educacionais/UNEB.  Autora dos livros:  Mulheres, História e Literatura em João Gumes - Alto Sertão da Bahia, 1897-1930 (2015) e Mulheres baianas em tessituras de memórias e ficções (2020).

Zoraide Portela Silva

Doutora em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP); Mestre Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Habilitação em Português e Lit. da L. Portuguesa pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente é professora Assistente no Departamento de Ciências Humanas-DCH/VI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas Literaturas em Língua Portuguesa, especialmente a brasileira e a africana. Pesquisadora na área de literaturas africanas de língua portuguesa.

Maria Auxiliadora Ribeiro Ledo

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1979). Especialista em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem pela Universidade Estadual do Sudoeste Baiano - UESB (1998). Especialista e Modernização de Sistemas Administrativos pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1988). Atualmente é professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Diretora da Casa Anísio Teixeira (CAT).

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: usos e costumes, jogos infantis, canção infantil, folclore, cantigas e brincadeiras infantis, módulo de avaliação e tradição oral.

bottom of page